Em seu workshop Olhar Viajante, o fotógrafo Valdemir Cunha vai além da técnica, tendo como foco principal educar o olhar dos participantes, para que consigam construir um ensaio fotográfico de viagem interessante, com qualquer equipamento.

Dentre os eventos que acontecem no Festival de Fotografia de Tiradentes, talvez o mais interessante para entusiastas da fotografia de viagem seja o workshop Olhar Viajante, com o fotógrafo Valdemir Cunha. Indo além das técnicas fotográficas, o workshop tem como foco principal educar o olhar dos participantes, mostrando que o ato de fotografar pode ser o melhor dos guias de viagem, ajudando a melhorar suas experiências como viajantes – o que, a propósito, independe do equipamento utilizado para os registros, podendo ele inclusive ser a câmera de um celular.

Com esta oficina, Valdemir pretende instigar os participantes a, em vez de meros turistas, serem verdadeiros “passageiros do olhar” durante suas viagens, utilizando a fotografia como ferramenta para entrar em um contato mais íntimo com diferentes cenários, pessoas, costumes, gastronomia e tudo o mais que chamar a sua atenção.

A partir desta educação do olhar, acompanhada de dicas simples de como melhorar a sua fotografia, a oficina Olhar Viajante dará então ferramentas para que aqueles que gostam de conhecer novos lugares e culturas possam aproveitar melhor seu tempo de viagem, fazendo dela uma experiência mais intensa, que resulte em belos registros.

PROGRAMA DO WORKSHOP

Este workshop de fotografia de Viagem com Valdemir Cunha abordará desde a etapa de pré-produção, o que inclui a escolha do destino, a escolha da melhor época do ano para visitá-lo, a pesquisa sobre seus atrativos, o planejamento do roteiro, o estudo de possíveis temas de ensaios fotográficos que os lugares a serem visitados podem permitir e a escolha dos equipamentos certos para o estilo de fotografia que se pretende realizar.

Valdemir também dará dicas valiosas de como melhorar suas fotografias de viagem, com ênfase em composição e narrativa – o que permite a produção de ensaios que contem a história da viagem realizada, a partir de uma perspectiva singular. Para inspirar os participantes neste sentido, o fotógrafo fará uma apresentação com algumas de suas melhores imagens produzidas em reportagens fotográficas pelo Brasil e pelo Mundo. Nesta etapa, os alunos interessados poderão compartilhar com a turma um pequeno ensaio seu realizado previamente, com até 10 fotos sobre qualquer tema, recebendo um feedback do orientador.

Por fim, para que os ensinamentos possam ser colocados em prática, Valdemir incentiva que os alunos produzam um mini ensaio temático pelas ruas do charmoso centro histórico de Tiradentes, submetendo as fotos à sua posterior análise via redes sociais.

VALDEMIR CUNHA

Posted by Valdemir Cunha on Thursday, August 17, 2017

 

Valdemir Cunha atuou no mercado editorial durante 20 anos, com passagem pelas editoras Azul, Abril e Peixes, onde foi editor de fotografia e editor executivo, viajando por mais de 80 países para produzir reportagens para revistas.

Como fotógrafo documentarista, percorreu todo o território brasileiro, principalmente as áreas mais isoladas do país, para fazer um inventário da geografia humana brasileira. Seu principal livro, Brasil Invisível, tratou da formação do povo brasileiro e se esgotou em menos de um ano.

Até 2010 toda a produção do fotógrafo estava voltada à publicação de revistas e alguns trabalhos pessoais. A partir de então criou sua própria editora, a Origem, para publicar seus livros ligados a meio ambiente, população e cultura brasileira.

Em 2016 passou a produzir fotolivros com tiragem limitada voltando-se ao mercado de arte, ressignificando seu trabalho de documentarista para lançar um olhar mais conceitual sobre sua temática de trabalho. Em 2018 os títulos da Editora Origem totalizam 14, dos quais 5 já estão esgotados, por conta de seu enorme sucesso.

SERVIÇO

O QUE

Workshop de Fotografia de Viagem

ONDE

Tiradentes (MG)

QUANDO

próximas datas a definir, em março de 2019

PREÇO

em 2018, custou R$ 550

INFORMAÇÕES

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.