Aprenda onde cortar as pessoas na foto, para fazê-las caber dentro do enquadramento de retratos de forma mais harmônica, sem parecer que algo está faltando.

Muitas vezes, para fazer caber uma ou mais pessoas em uma foto, precisamos cortar partes do seu corpo ao enquadrar. Isso é muito comum especialmente em fotos de viagem, em que queremos retratar as pessoas com paisagens e atrativos turísticos atrás ou ao lado delas. Embora isso ocasionalmente seja necessário, se a parte do corpo a ficar de fora da foto for elegida aleatoriamente, o resultado pode ser esquisito ou até mesmo desastroso.

Quem entende pelo menos um pouquinho de fotografia, quando pede para alguém tirar uma foto sua, logo já alerta: “por favor, não corte meus pés!”. Isso porque já notou que eles são a parte do corpo que mais é deixada de fora pelos leigos no enquadramento de retratos – o que normalmente acontece como resultado do instinto de tentar centralizar o rosto da pessoa fotografada no quadro (como já dissemos aqui que deve ser evitado).

Dependendo dos cortes que fazemos no corpo, distorcemos a fisionomia do modelo, que pode parecer desde achatado até amputado. Este último caso, por exemplo, é resultado de quando cortamos a pessoa bem nas articulações, como pulsos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Há, contudo, pontos do corpo que, quando ficam na área de corte, não tiram a naturalidade da foto, como a altura do peito, a cintura, acima do joelho, o meio da panturrilha e até mesmo o topo da cabeça. Conhecer e levar em consideração esta regra simples faz toda a diferença na qualidade de suas imagens. Afinal, como dizem por aí, uma das principais habilidades de um fotógrafo não é saber o que mostrar na foto, mas sim o que esconder.

GUIA DE CORTES PARA ENQUADRAMENTO DE RETRATOS

A seguir, criamos um diagrama que ilustra onde cortar e onde não cortar as pessoas na foto. Em verde são as áreas de corte recomendadas e, em vermelho, as que devem ser evitadas. Para diferenciar as duas cores para os daltônicos, as linhas verdes estão um pouco mais grossas.

Ilustração "Onde Cortar as Pessoas na Foto"

Diagrama por Fotografia de Viagem / licenciado sob CC BY (Você pode utilizar esta imagem em seu site, desde que atribua créditos e link para esta página. Saiba mais lendo nossas Licenças de Uso).

ONDE NÃO CORTAR AS PESSOAS NA FOTO

Observe, a seguir, exemplos de cortes que não geram enquadramentos harmônicos.

ONDE CORTAR AS PESSOAS NA FOTO

Veja agora exemplos de alguns cortes seguros e outros mais criativos, que não prejudicam a fisionomia da pessoa fotografada.

DICAS FINAIS SOBRE ENQUADRAMENTO DE RETRATOS

Como para toda regra há exceções, você pode conseguir boas fotos fugindo destas orientações de cortes para enquadramento de retratos. Mas, para isso, deverá contar com a sorte ou então possuir um olhar artístico muito apurado. Se você ainda é um fotógrafo iniciante, o mais recomendado é jogar na segurança. Ainda mais ao produzir retratos de viagem, pois, no caso de resultados desastrosos, será difícil refazer a foto futuro. E não há software de edição de imagens que seja capaz de recriar com perfeição uma parte do corpo deixada de fora do quadro.

Sua memória não é das melhores? Na dúvida de onde cortar as pessoas na foto, não as corte em lugar algum. Se a distância focal da lente da câmera não for grande angular o bastante para você conseguir enquadrá-las por inteiro, não custa nada dar alguns passinhos para trás. Outra alternativa, se isso não for possível, é pedir para que as pessoas fotografadas se sentem ou se agachem. Simples assim.

Retrato agachado

Foto por Stocksnap / licenciada sob CC0.

E aí, curtiu?

Se você curtiu essas dicas sobre enquadramento de retratos, as compartilhe com seus amigos e familiares, principalmente aqueles com quem costuma viajar junto. Assim você garante que as fotos que eles tiram de você fiquem cada vez melhores!