Realizar ensaios fotográficos durante viagens é nova tendência, que amplia possibilidades de trabalho para fotógrafos de viagem e de estilo de vida.

Contratar um fotógrafo para registrar momentos de suas viagens é uma das mais fortes tendências no mercado de turismo mundo a fora. E ela já tem até apelido: BYOP – Bring Your Own Photographer  (“traga o seu próprio fotógrafo”, em tradução livre). Cada vez mais viajantes estão investindo em registros profissionais para preservar suas memórias de viagem em alto estilo.

O desejo de registrar nossa presença em lugares especiais pelos quais passamos – sobretudo quando estamos de férias – é um comportamento humano que precede a própria invenção da fotografia. Já no século XVII, nos primórdios do turismo, quando os jovens aristocratas realizavam o seu tradicional Grand Tour pela Europa, era comum solicitarem que artistas os acompanhassem para criar pinturas ou desenhos em seus destinos de viagem.

Quando as câmeras fotográficas portáteis foram disseminadas para o grande público, passou a ser acessível para qualquer viajante ter os seus próprios retratos de viagem, bastando pedir para que outra pessoa fizesse o clique ou recorrer às famosas selfies. E então, com a chegada da internet e a posterior proliferação das mídias sociais, compartilhar momentos importantes de nossas vidas – tais como as viagens – se tornou cada vez mais imperativo para validação social. Basta ver a repercussão do meme “pictures or it didn’t happen” (“se não há fotos, não aconteceu”, em tradução livre).

 

#travelselfie

Mas, a concorrência por atenção nas mídias sociais está cada vez mais acirrada, de forma que postar uma foto qualquer não é mais o bastante. Com o objetivo de se destacar dos demais usuários, há quem fotografe de dezenas de ângulos diferentes até eleger qual imagem é digna de ser compartilhada – isso, é claro, após aplicar diversos filtros no Instagram ou fazer um tratamento fino em aplicativos mais avançados. Então, pouco a pouco, muitos viajantes estão começando a sentir o desejo por fotos mais sofisticadas do que as que conseguem produzir com suas câmeras amadoras e técnicas limitadas.

Exibir fotos que encham os olhos se tornou capital social. Um feed aspiracional, que desperte admiração (e até um pouquinho de inveja) por parte dos outros, tem o poder de atrair incontáveis seguidores e curtidas, o que pode significar inclusive dinheiro no bolso. Não à toa, muitos dos chamados “influenciadores digitais” vivem apenas disso, sendo remunerados por marcas para posar com seus produtos ou usufruindo de seus serviços. Por conta desse fato, para tal público, contratar um fotógrafo profissional está começando a ser visto como mais do que uma despesa de viagem necessária: um investimento.

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Há também aqueles que não se preocupam tanto assim em compartilhar suas fotos na internet, mas que querem ter registros de qualidade para a posteridade – seja para espalhar porta-retratos para decorar a casa ou para montar um álbum que um dia virará relíquia para passar de geração em geração. Essa demanda existe principalmente quando se trata de ocasiões mais do que especiais, como uma lua de mel, uma viagem em família ou uma viagem em que planeja-se fazer um pedido de casamento.

Photo memories that last forever?

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E as vantagens de contratar seu próprio fotógrafo de viagem vão além da qualidade superior das fotos que se obterá. Tirando das mãos dos viajantes a responsabilidade de realizar registros, o serviço fotográfico permite que eles prestem mais a atenção no que estão vendo com seus próprios olhos e curtam mais a viagem, sem ter de se preocupar com coisas como a bateria e o espaço no cartão de memória que estão acabando. Ademais, se o fotógrafo souber conduzir bem o seu trabalho, a sessão fotográfica em si se torna uma parte deliciosa da experiência da viagem.

Enquanto que para algumas pessoas ainda pode parecer uma extravagância absurda contratar um profissional para fazer suas fotos de viagem, o mercado tem mostrado que com certeza há público para isso. E os fotógrafos, que têm visto a procura por seus serviços diminuindo a cada década, com certeza poderão se beneficiar desta nova e crescente demanda. Essa tendência tem aberto inúmeras novas possibilidades de trabalho para os amantes da fotografia de viagem e de estilo de vida.

De acordo com o The Wall Street Journal, cada vez mais hotéis e resorts de alto padrão estão incluindo ensaios fotográficos dentre os tradicionais pacotes de serviços que oferecem a seus hóspedes, como tratamentos de SPA e passeios guiados. Como é de se imaginar, por serem destinados a um público de luxo e por contarem com profissionais muitas vezes de dedicação exclusiva, o serviço fotográfico oferecido por estes estabelecimentos pode ter preços bem elevados – de algumas centenas de dólar por hora em resorts no Caribe para registrar um momento especial, a mais de dez mil dólares para se ter um fotógrafo à sua disposição por uma semana inteira em um resort em Bora Bora.

Nos próximos anos, as agências de viagem também devem passar a apostar forte nesta tendência como diferencial para seus serviços. Uma delas já começou, e com sucesso: chamada El Camino, a empresa americana inclui os serviços de fotógrafos profissionais selecionados a dedo em todos os seus pacotes, que são formatados para grupos pequenos e em sua maioria são para destinos fora do comum, como Nicarágua e Trinidad & Tobago.

O fotógrafo da El Camino, que acompanha o grupo durante todo o roteiro, entrega a seus integrantes dezenas de fotos todas as manhãs, que podem ser compartilhadas imediatamente nas mídias sociais. Se você está pensando que isso também é uma baita estratégia de divulgação para a própria agência de viagem, está certíssimo. Basta ver como os perfis da empresa estão bombando nas mídias sociais. Afinal, com os cliques profissionais e espontâneos, seus viajantes parecem sempre mais verdadeiramente felizes nas fotos que os demais.

Nos últimos anos, diversas plataformas online também foram criadas com base nesta tendência, para que os viajantes possam encontrar fotógrafos autônomos que residem nos destinos para os quais irão viajar. Empresas como a Flytographer, a Hero & Creatives, a Shoot My Travel e a brasileira Phototrip.me fazem a ponte entre os viajantes e os fotógrafos, que tiram fotos "discretamente" de suas férias, em locações escolhidas pelos clientes ou sugeridas por eles próprios – que, muitas vezes, acabam atuando informalmente também como guias de viagem descolados, indicando cenários interessantes fora da rota turística tradicional.

Este tipo de empresa provavelmente é o jeito mais simples para os fotógrafos se inserirem no mercado de fotografia de férias, pois, apesar de criteriosa, a seleção dos profissionais é toda feita online e, como não há um contrato de trabalho fixo, teoricamente não há um limite para a ampliação da oferta de fotógrafos freelancers em cada destino. A principal vantagem deste serviço para fotógrafos que trabalham por conta própria é que, uma vez cadastrados e aceitos pela plataforma, ela cuida de tudo por eles. Isso elimina a necessidade destes profissionais investirem em marketing para captar novos clientes, se preocuparem com contratos e cobrarem pagamentos em atraso.

Para os interessados em ganhar dinheiro fotografando viajantes, os principais requisitos são residir ou ter fácil acesso a destinos turísticos, dominar técnicas avançadas de fotografia, possuir um equipamento fotográfico de qualidade e dispor de um portfólio com retratos espontâneos em cenários interessantes. Quem ainda não possui trabalhos realizados com clientes pode tentar oferecer uma permuta para amigos e familiares – o que não faltará é gente interessada em ganhar fotos de qualidade profissional em troca de ceder algumas para divulgação.