Descubra porque fotografar viagens com um smartphone pode ser mais prático e interessante do que você imaginava.
Natália Viana
Escreveu sobre Câmera, Fotografia com Smartphone, Fotografia Mobile
1. VIAJAR MAIS LEVE
Se você é do time que valoriza, a qualquer custo, viajar o mais leve possível, usar o seu smartphone para fotografar as suas viagens pode ser uma solução bastante prática. Afinal, ele sempre está com você e boa parte dos modelos atuais conta com câmeras surpreendentemente boas.
Mesmo que você também tenha uma super câmera e faça questão de levá-la na viagem, ela pode ser um trambolho para carregar em um passeio ou outro, como quando você sai para curtir uma praia com os amigos ou quando você vai fazer um tour de bicicleta pela cidade debaixo de chuva.
2. SUBSTITUIR UMA CÂMERA DE BOLSO
Com os avanços tecnológicos, as câmeras dos smartphones vêm fazendo um trabalho cada vez melhor. Assim sendo, os modelos mais top de linha, apesar do tamanho reduzido do sensor, podem substituir tranquilamente uma câmera básica do tipo “point and shoot” para fotos de viagem amadoras.
Você pode, desta forma, viajar sem crise apenas com um smartphone como sua câmera principal ou ainda carregá-lo como câmera adicional, no caso de possuir um modelo mais avançado, como um com lentes intercambiáveis.
3. TER VERSATILIDADE
Se você já é iniciado na fotografia e gosta de clicar no modo manual – ou se você está tentando aprender –, o smartphone é bastante versátil neste sentido, pois ele oferece a possibilidade de você instalar diversos aplicativos que permitem ajustar coisas como tipo de foco, ISO, compensação de exposição e balanço de branco, que lhe dão maior controle criativo.
Isso sem falar nos milhões de acessórios extra disponíveis, como tripés e lentes externas que você pode acoplar ao aparelho. Além disso, o smartphone permite associar às suas imagens a posição de GPS de onde ela foi tirada, adicionar tags, renomear os arquivos e separá-los por pastas.
4. TREINAR O OLHAR
Para fazer fotos que realmente chamem a atenção, as limitações técnicas da câmera de um celular perante câmeras mais avançadas induzem você a forçar ainda mais o seu olhar com a composição: você precisa prestar mais atenção na luz, nas cores, nas linhas, no posicionamento do assunto fotografado no quadro… Enfim, trabalhar com o que tem para alcançar o melhor resultado possível. E isso é um ótimo treino para fazer de você um fotógrafo melhor.
5. NUNCA PERDER A OPORTUNIDADE DE UMA FOTO
Sejamos francos. Mesmo que você tenha uma câmera mais avançada, nem sempre ela estará à sua disposição. Graças à nossa querida Lei de Murphy, justo naqueles momentos em que você fica com preguiça de levá-la consigo — afinal, você só ia tomar um cafezinho na esquina do hotel, não é mesmo? — ou que sua bateria dá o último suspiro de vida, aparece uma oportunidade de fazer uma foto incrível. Soa familiar?
Nessas horas, o seu smartphone pode ser um grande salvador. Nos dias de hoje, quem tem um não costuma desgrudar dele nem para ir ao banheiro. Afinal, além de câmera, ele é seu computador, despertador, mapa, lanterna, player de música e até, quem diria, telefone!
6. SER UM FOTÓGRAFO QUASE INVISÍVEL
Há situações em que você quer que a sua câmera passe despercebida, como quando está em um lugar em que não é permitido fotografar (olha lá hein, quebrar as regras está a seu critério!) ou quando você quer tirar fotos espontâneas de desconhecidos. Nestes casos, um smartphone pode lhe transformar num fotógrafo praticamente invisível para outras pessoas. Basta você fazer uma cara de “não é comigo” e fingir que está digitando uma mensagem e ninguém ao seu redor perceberá que você está, na verdade, clicando.
7. PASSAR DESPERCEBIDO COMO TURISTA
É fato que em algumas partes do mundo turistas são um alvo visado para assaltos. E nada estampa mais na sua cara que você é um turista do que uma câmera pendurada no pescoço (ainda mais se combinada com um guia de viagens na mão). Em lugares em que você não se sente seguro, pode ser uma boa clicar apenas com um smartphone, fingindo ser um morador local num dia comum.
8. PODER EDITAR AS FOTOS RAPIDAMENTE
No mundo da fotografia digital, não há clique que não se beneficie com uma tratadinha básica. Seja só para fazer um pequeno ajuste no contraste ou para adicionar um filtro para deixar a imagem mais com o seu estilo, um smartphone pode ser um atalho nesta etapa.
Em vez de você ter de passar as fotos para um computador para só depois editá-las em softwares complicados como o Photoshop – o que normalmente só é feito na volta para casa – você pode, logo após o clique, fazer os ajustes que desejar com a ajuda de um simples aplicativo, e deixar a foto do jeito que você quer, em questão de minutos.
9. TER UMA SEGUNDA CHANCE
Outra vantagem de poder editar uma foto no seu smartphone logo depois de tirá-la é que durante o processo, se você perceber que, por exemplo, a luz não ficou muito boa, em vez de forçar a barra na edição, você ainda tem a oportunidade de fazer uma segunda tentativa de clique.
10. COMPARTILHAMENTO QUASE QUE INSTANTÂNEO
Se você tiver acesso à internet durante a sua viagem, pode compartilhar as fotos com outras pessoas logo depois de tirá-las, o que ajuda a cultivar relacionamentos. Compartilhar as fotos da viagem enquanto ela está em curso mantém as pessoas queridas que ficaram em casa atualizadas, o que faz com que elas se sintam mais próximas de você. Além disso, você pode receber dicas espontâneas de amigos que já estiveram no mesmo destino em que você está.
Se você usar as hashtags populares do destino em que você se encontra, também dá a chance aos locais e a outros viajantes de interagirem com você em tempo real. Navegue pelas fotos associadas a estas hashtags e você vai achar um monte de coisas legais que outras pessoas estão fazendo por ali, como um evento que pode estar rolando. Quem sabe, você não faz novas amizades?
Participe dos comentários