Tiradentes, charmosa cidade histórica de Minas Gerais, abriga no mês de março um dos mais importantes festivais de fotografia do Brasil, organizado pelo projeto Foto em Pauta.

No mês de março a fotografia domina a cena do centro histórico da cidade mineira de Tiradentes durante os cinco dias do seu Festival de Fotografia. O evento proporciona o intercâmbio de experiências entre os amantes desta arte e fotógrafos profissionais cuja produção artística é representativa no cenário cultural brasileiro, além de reunir curadores de renome para discutir a fotografia contemporânea.

Consolidado como um dos eventos de fotografia nacionais mais importantes, o Festival de Fotografia de Tiradentes tem uma programação que transita entre a contemplação e a qualificação, promovendo exposições, palestras, workshops, debates, leituras de portfólio, lançamentos de livros, projeções de fotos e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Organizado pelo projeto Foto em Pauta, o Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A sua realização ganhou força graças à solidificação de parcerias com apoiadores e patrocinadores, bem como graças à colaboração dos fotógrafos envolvidos, que cedem seu tempo para ministrar palestras e workshops, além de seus trabalhos para integrar as exposições abertas ao público.

Ruas cheias e clima delicioso durante o festival - 7º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto Em Pauta - Foto: ©2017 Nereu Jr

Posted by Foto em Pauta on Monday, March 27, 2017

 

PALESTRAS E EXPOSIÇÕES

Realizadas em sua maioria no Centro Cultural SesiMinas Yves Alves, as palestras e exposições do Festival são oferecidas gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição prévia, estando sujeitas apenas a limitação do espaço. As senhas para garantir a participação em atividades com horário delimitado são distribuídas uma hora antes do seu início. Além disso, os eventos realizados no Centro Cultural também são transmitidos ao vivo em seu pátio.

Palestras sempre cheias durante o 7º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto Em Pauta - Foto: ©2017 Nereu Jr

Posted by Foto em Pauta on Monday, March 27, 2017

Auditório e jardins de projeção lotados no 7º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto Em Pauta - Foto: ©2017 Nereu Jr

Posted by Foto em Pauta on Monday, March 27, 2017

 

WORKSHOPS

Os workshops, como têm turmas pequenas – com o objetivo de possibilitar uma troca mais íntima com autores significativos da fotografia brasileira –, são pagos e têm vagas disputadissimas, demandando inscrição com bastante antecedência. Os valores, contudo, são tabelados para todas as oficinas e pretendem ser acessíveis.

A maior parte dos workshops costuma ter calendários coincidentes, de forma que os interessados têm a difícil missão de eleger de qual deles escolher participar. A vantagem disso é a possibilidade de permitir que mais pessoas tenham chance de participar de ao menos um deles.

Para os amantes da fotografia de viagem, os dois workshops mais interessantes são o da National Geographic Brasil e o Olhar Viajante, com Valdemir Cunha.

Workshop fototipografia no Festival de Fotografia de Tiradentes

Posted by Foto em Pauta on Saturday, March 25, 2017

 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Segundo dia de lançamento de livros no festival - 7º Festival de Fotografia de Tiradentes - Foto Em Pauta - Foto: ©2017 Nereu Jr

Posted by Foto em Pauta on Monday, March 27, 2017

 

FOTO EM PAUTA

Desde 2004 o projeto Foto em Pauta realiza em Belo Horizonte debates gratuitos e abertos ao público, além de permitir aos participantes conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde o ano de 2011, com a mesma proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, bem como de fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no país.

SERVIÇO

O QUE

Festival de Fotografia

QUANDO

mês de março

ONDE

Tiradentes (MG)

INFORMAÇÕES

As informações acima são de responsabilidade do organizador do evento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.