Confira 10 atrativos turísticos de Paris que ficam ainda mais belos à noite e veja dicas de como os fotografar, por conta própria ou em excursões guiadas.

Para quem gosta de tirar fotos urbanas noturnas, não há destino de viagem melhor que Paris. A chamada “cidade luz” fica ainda mais fotogênica depois que o sol se põe e seus monumentos são iluminados artificialmente. O que a torna tão especial durante a noite é que seu plano de iluminação pública foi pensado como um todo, de forma a valorizar a paisagem urbana e dar uma identidade à cidade. As luzes, estrategicamente posicionadas, criam ambiências e, principalmente, valorizam a arquitetura e as obras de arte à céu aberto. Então, para que você possa registrar a capital francesa em seu esplendor, separamos a seguir uma lista com 10 dos mais belos atrativos para fotografar em Paris à noite.

10 ATRATIVOS PARA FOTOGRAFAR EM PARIS À NOITE

1. Torre Eiffel

2. Catedral de Notre Dame

3. Museu do Louvre

Louvre em Paris à noite

Foto por Dimitry B. / licenciada sob CC BY.

4. Arco do Triunfo

Arco do Triunfo em Paris à noite

Foto por pixarno / via Fotolia.

5. Hôtel de Ville

Hôtel de Ville em Paris à noite

Foto por Panoramas / licenciada sob CC BY-ND.

6. La Conciergerie

7. Place de la Concorde

Place de la Concorde em Paris à noite

Place de la Concorde em Paris à noite

Foto por Beboy / via Fotolia.

8. Grand Palais

Grand Palais e Pont Alexandre III em Paris à noite

Pont Alexandre III Paris

Foto por PUNTO STUDIO FOTO AG / via Fotolia.

9. Sacré Coeur

10. Moulin Rouge

Moulin Rouge em Paris à noite

Foto por torfo / licenciada sob CC BY-SA.

COMO FOTOGRAFAR PARIS À NOITE

O principal segredo de como fotografar Paris à noite é estudar bem os seus atrativos antes de clicá-los, levando em consideração a incidência da luz artificial e os elementos que compõe o cenário.

Como a cidade é muito grande, para um melhor aproveitamento do tempo da viagem, é importante estabelecer de antemão um roteiro que passe pelos seus pontos mais fotogênicos à noite. Senão, você vai gastar mais tempo para lá e para cá tentando se encontrar do que de fato fotografando.

Se você gosta da segurança dos passeios guiados, vale a pena fazer uma excursão noturna a pé por Paris, que dura pouco mais de uma hora e passa com calma por atrativos ao longo do Rio Sena, pelo pátio do Museu do Louvre e por locais fora dos caminhos comuns, que apenas os habitantes locais conhecem.

Para quem já tem noções de como operar sua câmera no modo manual e quer aproveitar os cenários privilegiados da viagem para se desenvolver na arte da fotografia, uma boa pedida é a excursão noturna fotográfica, que conta com a orientação de um fotógrafo profissional. Em cerca de 2h30, o grupo (que sempre é bem pequeno) registra pontos de interesse ao redor do Museu do Louvre e recebe orientações técnicas valiosas (em inglês).

Mesmo que você prefira fazer suas fotos sozinho, no seu tempo, um passeio guiado em sua primeira noite na cidade pode lhe ajudar a se situar melhor e a eleger os atrativos que quer fotografar posteriormente. Neste caso, só para ter uma visão geral, o mais prático é fazer a clássica excursão noturna por Paris em ônibus panorâmico.

Mas, veja bem... Não vá ficar bitolado em querer fotografar tudo de uma só vez hein! Afinal, é melhor voltar para casa com poucas e boas fotos do que com uma infinidade delas feitas às pressas, da janela do ônibus, sem apresentarem nada de especial. Os atrativos turísticos vão continuar lá na noite seguinte (e também na viagem seguinte), então você sempre pode voltar depois com mais calma para fazer AQUELA foto.

Crepúsculo (blue hour)

Torre Eiffel

Endereço: Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França.

leia mais

Catedral de Notre-Dame

Endereço: 6 Parvis Notre-Dame - Pl. Jean-Paul II, 75004 Paris, França.

leia mais

Museu do Louvre

Endereço: Rue de Rivoli, 75001 Paris, França.

leia mais

Arco do Triunfo

Endereço: Place Charles de Gaulle, 75008 Paris, França.

leia mais

Hôtel de Ville

Endereço: Place de l'Hôtel de Ville, 75004 Paris, França.

leia mais

Conciergerie

Endereço: 2 Boulevard du Palais, 75001 Paris, França.

leia mais

Place de la Concorde

Endereço: 75008 Paris, França.

leia mais

Grand Palais

Endereço: 3 Avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris, França.

leia mais

Sacré Coeur

Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018 Paris, França.

leia mais

Moulin Rouge

Endereço: 82 Boulevard de Clichy, 75018 Paris, França.

leia mais